TV Digital

tv_digital

Em alta definição. É assim que definimos o conceito da TV Digital no Brasil. Ela permite a transmissão da programação da TV com essa característica, pois consegue agregar melhor a qualidade de som e imagem em um nível superior do que o normal. 

Sua tela, diferente da TV Analógica que tem o formato retangular 4:3, tem o formato 16:9; horizontal como nos cinemas, gerando um enorme ganho de qualidade de imagem. Bem como o som, que antes era estéreo, agora se utiliza do sistema Dolby AC3 de som ou o AAC, um tipo específico dividido em cinco canais. 

Pela tecnologia analógica, a emissora transmite o sinal pelo ar através de ondas eletromagnéticas que ocupam totalmente uma frequência de 6 MHz , diretamente da torre para casa do telespectador; pelo sistema digital as imagens, sons e dados são codificados (transformados em bits), e o sinal é distribuído pela emissora diretamente da torre para casa do telespectador, porém em códigos.

Quem deseja usufruir dessa qualidade, precisa ter em casa um aparelho de TV apropriado – ou seja, um televisor digital, que pode ser identificado pelo selo HDTV Ready, com conversor embutido para transformar os códigos em imagens, sons e dados novamente. Mas também é possível ter acesso à TV digital pelo televisor convencional, de tubo. Para isso, basta conectar a ele um conversor digital e uma antena UHF.

Vale ressaltar que a imagem da TV digital oferece ao telespectador uma televisão de alta definição chegando a 1.080 linhas. Nessa resolução é possível ver os mínimos detalhes da imagem, além de seu formato, que permite ver muito mais das cenas. Para os amantes da tecnologia em smartphones e computadores, saiba que o sistema digital também permite que o sinal seja transmitido para esses aparelhos, desde que estes tenham tecnologia compatível.